CONTABILIDADE AVANÇADA


A liquidação nada mais é do que a operação de realizar efetivamente os ativos, concomitantemente aos pagamentos das dívidas perante terceiros, por meio da qual apura-se, de forma prática, o patrimônio líquido que corresponderá ao valor a ser restituído aos sócios ou ao montante que os sócios devem cobrir se a quantia arrecadada com a venda dos bens e direitos não for suficiente para a cobertura das dívidas.

Com base nessas informações e no exposto no Novo Código Civil, dissolve-se a sociedade personificada quando ocorrer:

I - O vencimento do prazo de duração, salvo se, vencido este e sem oposição de sócio, não entrar a sociedade em liquidação, caso em que se prorrogará por tempo indeterminado.

II - A falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de 180 dias, não se aplicando caso o sócio remanescente, inclusive na hipótese de concentração de todas as cotas da sociedade sob sua titularidade, requeira no Registro Público de Empresas Mercantis a transformação do registro da sociedade para empresário individual ou para empresa individual de responsabilidade limitada.

III - Caso o Ministério Público não promova a liquidação judicial da sociedade nos 15 dias subsequentes ao recebimento da comunicação, a autoridade competente para conceder a autorização nomeará interventor com poderes para requerer a medida e administrar a sociedade até que seja nomeado o liquidante.

IV - A deliberação dos sócios, por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado.

Assinale a alternativa correta:


Todas as afirmativas estão corretas.


Somente I, II e III estão corretas.


Somente II e IV estão corretas.


Somente I, III e IV estão corretas.


Somente I e III estão corretas.

Fusão, Cisão e Incorporação são fenômenos societários que ocorrem nas empresas, e vale ressaltar que, o interesse do poder público sobre esses fenômenos é considerável, pois é vantagem que as empresas cresçam, se unam e formem grandes empresas. Tanto é verdade que existem incentivos por parte do fisco, o que estimula tais processos. 

Desta forma, relacione as definições aos termos a seguir mencionados:

1 - Incorporação.

2 - Cisão.

3 - Fusão.

(    ) É a operação pela qual uma ou mais sociedades têm seu patrimônio absorvido por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações.

(    ) É a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.

(    ) É a operação pela qual uma companhia transfere parcelas de seu patrimônio para uma ou mais sociedades, as quais podem já existir ou ser criadas precipuamente para este fim. Ela pode ser total, quando houver a versão de todo o patrimônio da sociedade (que se extinguirá) ou parcial, quando apenas parte do patrimônio é vertido para as outras sociedades e a personalidade jurídica da companhia subsiste.

A sequência correta é:


1, 3, 2.


3, 2, 1.


3, 1, 2.


2, 1, 3.


1, 2, 3.

Páginas: 12345678910